sábado, 4 de junho de 2011

Mais uma tragédia anunciada e ignorada

O texto que se segue foi redigido e assinado pelos moradores atingidos e preocupados com a situação narrada. A AMAVALE apoiou e continua apoiando solidariamente à situação vivida pelos citados moradores: 

Nova Friburgo, 24 de janeiro de 2011
Nós, moradores das Alamedas Eduardo Guinle e Princesa Isabel, e da Rua Presidente Franklin Roosevelt, do bairro Vale dos Pinheiros, em Nova Friburgo, solicitamos providências urgentes para que novas tragédias não continuem acontecendo, considerando que:

1º - Os deslizamentos de terra e a queda parcial de uma casa na Alameda Eduardo Guinle, na altura do nº 1384, está colocando em risco outras casas habitadas, tanto na Rua Presidente Franklin Roosevelt quanto aquelas situadas nas Alamedas Eduardo Guinle e Princesa Isabel;

2º - Devido ao acima exposto, estamos sem abastecimento de água potável;

3º - Parte do esgoto da Rua Presidente Franklin Roosevelt está transbordando sobre o solo, a céu aberto, e infiltrando no subsolo dos terrenos dos proprietários das residências 1324, 1364 e outros, da quadra D, colocando toda essa área em risco iminente de desabamento. Não obstante a solicitação feita pelos moradores da casa 1364 em 11/12/2010 (Protocolo nº 1186239) à empresa responsável por este serviço, ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO, afora algumas visitas ao local, nenhuma medida foi tomada para resolver de forma efetiva este gravíssimo problema. Inclusive, na última visita ao local, no dia 04/01/2011, os funcionários da citada empresa constataram que a rede onde parte do esgoto da Rua Presidente Franklin Roosevelt está ligada (pela próxima empresa) encontra-se inacabada. Cabe notar que os funcionários, na ocasião, não souberam sequer avaliar se a rede encontrada era de esgoto ou de água pluvial. No entanto, de acordo com a nota fiscal nº 5069967-9 – emitida pela empresa ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO, referente ao morador da Rua Presidente Franklin Roosevelt, nº591, de 17/08/2010 – verificamos a cobrança da taxa relativa ao esgoto no valor de dez reais e noventa e nove centavos, fato este que comprova, de forma inconteste, que a empresa acima citada tinha conhecimento das instalações do esgoto residencial nessa rua, uma vez que foi a mesma quem executou as ligações desse esgoto.
              No dia 10/01/2011, os moradores da casa 1364 da Alameda Eduardo Guinle, prejudicados e preocupados com o transbordamento e infiltração do esgoto, e não tendo recebido o prometido laudo da empresa ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO, buscaram informações sobre a existência das redes pluviais e de esgoto da Rua Presidente Franklin na SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE e na SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS.             
             Surpreendentemente, os funcionários de ambas as Secretarias não foram capazes de fornecer as informações solicitadas, limitando-se a orientar os requerentes para que dessem entrada no protocolo da Prefeitura Municipal às solicitações por escrito.

4º - Para agravar ainda mais a situação, na Alameda Eduardo Guinle, após o nº 991, há vários deslizamentos de terra – tanto na parte superior, obstruindo a passagem dos moradores da referida Alameda, quanto na parte inferior, colocando em risco outras casas habitadas. Como já foi contestado pela Defesa Civil, um dos motivos dos deslizamentos é a falta da canalização das águas pluviais e a precariedade da rede de esgoto – ou a inexistência da mesma.

5º - Finalmente, cabe ressaltar que os loteamentos Bairro Aprazível e Parque São Clemente foram aprovados pelo poder público local: pagamos impostos à Municipalidade e taxas de consumo e serviços às empresas autorizadas. Portanto, é de inteira responsabilidade destas instituições as perdas que seguramente irão ocorrer – caso nenhuma providência seja tomada – a moradores e transeuntes nessas vias públicas e residências pelos motivos acima expostos.

Obs: Seguem cópias deste abaixo-assinado para:
1)  MINISTÉRIO PÚBLICO;
2) ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO;
3) PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO;
4) DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO E DO ESTADO;
5) SECRETARIA MUNICIPAL E ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE;
6) SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS;
7) CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO;
8) CORPO DE BOMBEIROS MILITAR;
9) IBAMA;
10) POLÍCIA CIVIL E MILITAR;
11)   MEIOS DE COMUNICAÇÃO.


Nova Friburgo, 04 de junho de 2011
                Hoje, continuamos praticamente com os mesmos problemas. Apenas o abastecimento de água potável voltou à normalidade, e o vazamento do esgoto foi solucionado de forma provisória, com parte do encanamento passando por uma propriedade particular, e na superfície do solo. Quanto aos outros itens citados no abaixo-assinado, inacreditavelmente nada, absolutamente nada, foi feito até o presente momento.
Maria Ignez Breder Barreto

As fotos seguintes retratam a situação que ainda vivem hoje os moradores do bairro:


Alameda Eduardo Guinle, Vale dos Pinheiros: Deslizamento (casas em risco) - 28/01/2011


Alameda Eduardo Guinle, Vale dos Pin heiros: Deslizamentos que atingiram as casas, e está colocando as casas da Alameda Princesa Isabel em risco - 28/01/2011


Mata do Country Club 




 Deslizamentos entre a Rua Presidente Franklin Roosevelt e a Alameda Eduardo Guinle que provocou a queda parcial da casa, e rachaduras no asfalto, e ainda atingiu a casa do Sr. Manoel - 28/01/2011



Rua Presidente Franklin Roosevelt, Vale dos Pinheiros: Vários deslizamentos causados pelas águas pluviais, e rede de esgoto inacabada, transbordando sobre o solo e infiltrando no sub-solo. Risco de desabamento e contaminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário